

Todo mundo adora uma boa comemoração, mas após a festa muitas vezes a dúvida sobre como lavar o seu vestido pode virar um problema.
Manchas de bebidas, comida ou sujeiras na barra são comuns em vestidos de festa e guardar sem lavar não é uma opção. O cheiro de suor, respingo de bebidas e cheiros de gordura e doces podem atrair traças e formar manchas ainda maiores.
Se você comprou um vestido para aproveitar seu look com mais tranquilidade, o momento pós festa e a lavagem não deveria ser um grande problema. Normalmente, a primeira opção é a lavanderia, porém, saiba que podemos fazer isso em casa sem muita complicação. Basta ficar atenta às instruções na etiqueta. Para isso, devemos ter todo o cuidado que a peça pede, precisamos nos atentar para não estragar o vestido.
Então, acompanhe nosso passo a passo e deixe seu vestido limpinho para o próximo evento.
Antes de começar, lembre-se de olhar sempre as instruções do vestido e de separar o sabão que será utilizado. Prefira sabão neutro ou próprio para roupas delicadas. Caso não se sinta segura em lavar peças que tenham muitos paetês, bordados e tules, opte por uma lavagem a seco na lavanderia para não agredir esses detalhes.
Como lavar vestidos de festa em casa
1. Mergulhe o vestido em água e sabão
Essa etapa serve para tirar a sujeira grossa do vestido.
Encha uma bacia ou o tanque com água fria e sabão e mergulhe a parte que estiver mais suja do vestido. Em vestidos longos, a barra costuma ser a área mais afetada, mas se o foco de sujeira estiver em outro lugar, mergulhe a peça inteira e dê uma esfregada (sempre de leve) para sair o grosseiro.
Se tiver manchas, com um sabão próprio para tirar manchas, esfregue o vestido todo - com delicadeza - e deixe alguns minutinhos de molho.
Dica importante: Nunca lave só onde está sujo. Além de atrair traças, como já falamos, é normal soltar um pouco da cor. Por isso precisamos lavá-lo completamente, para que a tonalidade fique uniforme.
2. Troque a água e sabão e esfregue todo o vestido
Caso o vestido ainda esteja muito sujo, refaça o passo anterior. Se a peça já apresentar um tom uniforme, troque a água, coloque sabão novamente e insira a peça na água, esfregando-a com cuidado para não danificar as fibras do tecido.
Se possuir forro, tente lavar as peças de forma separada, mesmo se estiverem grudadas, tente esfregar uma a uma.
3. Hora de enxaguar
Para o processo de enxágue, mergulhe o vestido em água limpa e troque a água quantas vezes forem necessárias até que a água saia o mais transparente possível e não tenha sinais se sujeira ou sabão.
4. Nunca torça o vestido
Para retirar o excesso de água, em hipótese alguma torça o vestido, coloque na máquina ou secadora, pois esses processos vão danificar a peça que você lavou com tanto carinho.
O recomendado é dobrar o vestido como se fosse guardá-lo e apertar para retirar apenas o excesso de água.
5. Pendure em um cabide limpo e coloque para secar à sombra.
Escolha um cabide largo, de plástico, limpo, que não danifique o tecido na hora da secagem e coloque em local longe do sol. O sol queima a peça, degrada as fibras, provoca encolhimento nas fibras naturais e deixa o tecido endurecido. O certo é secar à sombra, em local fresco e ventilado.
A peça demora em média 24 horas para secar. Quanto mais camadas o vestido tiver, mais tempo ele precisará nesse passo, tenha paciência para guardar apenas quando estiver 100% seco.